Tendências nos casamentos de 2023: aqui está um tópico forte nas buscas, mas fraquíssimo na implementação. Afinal, quantas vezes lemos sobre este assunto no início do ano, e chegamos ao fim da época e nada de diferente se passou?
Ainda assim, gosto de lhe prestar atenção por graça e curiosidade, o que entra, o que sai, o que se mantém?
O Wedding Trend Report deste ano deixava uma ou outra pista interessantes: o regresso da cor e o abraçar de um certo desarrumo, deixando cair a perfeição onde tudo combina obsessivamente, sugerindo mais liberdade de protocolos, ideias, padrões e até de cabeças! Mencionava o estilo fotográfico instantâneo que já vemos desde o ano passado, vestidos de noiva mais fashion forward e, de forma geral, antecipava mais audácia, mais frescura (o que não é sinónimo de ideias novas, atenção!).
Hoje em dia tudo (e nada) se torna “viral” e duas fotografias de bolos feios a circular nos sítios certos são o suficiente para os tornar o assunto do momento. Acho que podemos concluir que se trata apenas de uma questão de gosto e relevância (queremos viral, queremos bonito, queremos delicioso, queremos intemporal?). Há oferta para tudo e para todos e isso é o melhor e mais saudável do nosso mercado!
Dito isto, o que podemos esperar para esta estação…?
Algumas coisas giras, que espero que fiquem: convites escritos e ilustrados manualmente – lembram-se deste maravilhoso menu que andou pelas redes sociais? Muito, muito giro!
Cor, cor e cor, seja na mistura de neutros com um tom vibrante (uma mistura que acho fatal!), seja com novas combinações inesperadas – basta dar um pulinho às lojas fast fashion, o degrau mais baixinho da cadeia alimentar, para ver como estão repletas de rosas, azuis, verdes, vermelhos. Trazemos isso para os têxteis, para a louça e para as flores?
More is more, o que significa que depois da frugalidade da temporada Covid, abraçamos o excesso! Mais entusiasmo, mais alegria, mais festa, com tudo o que isso tem de implícito, como já nos começou a mostrar a Prometo Amar-te. Se acompanham a conta da Pureza de Mello Breyner, terão detectado ali uns vestidos de noiva on the making que são todo um outro assunto – para não falar nas novas cores dos sapatos da Crème Caviar! E se falamos de outfit, a tendência é um salto na formalidade e elegância – e a melhor escola são as invitadas espanholas, sempre em modo top!
As fotografias editoriais vão certamente continuar a ter o seu momento – e as da Atmosphere são muito especiais. Este será o ano para terem o seu pico.
Sem mudar, com alguma pena, mantém-se o que comemos, onde casamos e o formato da festa, os tópicos mais tradicionais e financeiramente pesados do evento, e a sair de cena, estão as despedidas com sparkles (trocada por uma after-party de arromba), o corte do bolo encenado com pompa e circunstância e, diz quem sabe, as fotografias dos noivos na hora do cocktail (este, certamente, um assunto que se presta a grande debate!).
Que me dizem a isto…? E quais são as vossas apostas para as tendências nos casamentos de 2023?
Ementa caligrafada de Ana Bustillo, fotografada por Dos mas en la mesa e fotografia de Atmosphere.