O Pinterest continua a ser (ainda que ultimamente um bocadinho torto) o meu espaço preferido para afinar ideias e devorar imagens bonitas. Sou utilizadora desde a sua versão beta, em 2010, quando a designer Joy Cho, do bonito e muito inspirado blog Oh Joy!, à época uma das primeiras testers oficiais, o apresentou ao mundo.
Desde então, eu e o Pinterest temos um caso de amor, com alguns solavancos, como todas as longas paixões e, ainda hoje, é um sítio por onde passo diariamente, onde me inspiro e absorvo a beleza do mundo. Colecciono coisas que me interessam visualmente, entre sapatos, paletas de cores, vestidaços e bom design, e também e tudo o que vos possa inspirar, se estão de casamento marcado.
Funciona como um motor de busca – imaginem-no o Google das noivas – e a forma ideal de começar é criar meia dúzia de boards agregadores dos principais assuntos para os quais buscam inspiração (vestido de noiva, bouquet de noiva, bolo dos noivos, decoração, convites, etc.) e coleccionar, coleccionar, coleccionar, sem hesitações.
Habitualmente, os termos de pesquisa mais usados para arrancar com o processo são coisas genéricas como “vestidos de noiva” e “decorações de casamento”. Ao seleccionarem uma das sugestões, estarão já a filtrar os resultados. Mas, se nada disso corresponde àquilo que procuram, perfeito na mesma: já sabem o que não querem e ficam assim mais perto de encontrar a palavra que poderá rentabilizar a pesquisa. Para os verdadeiros iniciados, que ainda não começaram bem a pensar no assunto, o truque é clicar no termo o mais abrangente possível e deixar as imagens falarem por si mesmas. Quando começarem a guardar pins que vos agradam, começarão a ver surgir padrões que definem o vosso estilo.
Se este é o caminho óbvio que gerará resultados óbvios e potencialmente menos interessantes, deixo-vos umas dicas para explorarem o Pinterest e descobrirem imagens possivelmente mais bonitas e inspiradas.
Procurem as contas de Pinterest dos sites, blogs ou profissionais que vos inspiram: dos grandes clássicos Style me Pretty ou Martha Stewart Weddings, aos mais jovens e on trend, como o The Lane. Para além deste critério, podem ir também para as marcas da especialidade: Loeffler Randall ou Bella Belle Shoes são alguns exemplos. E não se esqueçam dos profissionais que seguem no Instagram, explorem também as suas contas no Pinterest. Nos meus favoritos nacionais, estão a Migalha Doce, a Brancoprata e a Prometo Amar-te.
No entanto, a forma mais interessante de fazer busca (e que gera melhores resultados), é por sugestão. Abrimos um pin de que gostamos, por exemplo um bonito bouquet de noiva com dálias café au lait, e abaixo dessa imagem destacada surge uma selecção de outros pins relacionados: com as mesmas flores, com o mesmo estilo, com as mesmas cores.
Vão recolhendo duas ou três coisas de que gostam diariamente, sem pressões e, de vez em quando, façam uma revisão do que andam a coleccionar, para perceberem se estão mais focados num assunto do que noutro e se precisam de afinar agulhas. Desta forma também estão a treinar o músculo editor, fazendo uma curadoria de detalhe, apagando tudo o que, num segundo e terceiro olhar, já não interessa tanto, já não se gosta ou se afastou do imaginário que se está a definir na nossa cabeça. Com esta prática, há um padrão que vai emergir: já não são peónias brancas, mas rosas de jardim em tom blush, já não é um decor rústico e romântico, mas clássico e elegante com muito verde, já não é um vestido de princesa, mas um vestido leve e esvoaçante, já não é um cabelo apanhado num penteado complexo, mas um simples rabo-de-cavalo com um travessão de família.
Mas não deixa de ser isso mesmo – inspiração. Nenhum trabalho ou serviço será igual – nem deve ser. Estas imagens são apenas pontos de partida para o desenho do dia e uma forma mais visual de comunicar e interpretar a mensagem.
Quem conhece o Pinterest sabe que também nos podemos sentir perdidos por ali, assoberbados com os milhares de imagens a circular, ou frustrados porque não conseguimos encontrar o que procurávamos (e muitas vezes, as imagens mais fracas são as que estão mais optimizadas para a busca, o que pode ser desconcertante).
Não é importante, deixem-se levar, é ainda um espaço pouco poluído de anúncios e frequentado por gente com muito bom olho!
Convido-vos a descobrir a minha conta, ainda curta no que toca a flores!