Nos últimos anos, Espanha deu um salto, assim de fininho, sem grande alarido. De repente olhamos, vemos e ficamos fascinados – e se por acaso já prestávamos atenção, era claro o que lá vinha. Agora chegou em força e é tremendamente bom!
Falo-vos das noivas e deste novo estilo espanhol, claramente identificável, profundamente singular e identitário, muito feminino, elegante e, acima de tudo, original. Feito de paradoxos, é local e global, é rústico e incrivelmente sofisticado, é tradicional e nunca visto, e ao ser de hoje, é também de um qualquer momento no tempo, indefinido e etéreo.
Uma maravilha, não vos parece?
Eu estou completamente fascinada com os vestidos de noivas espanholas que tenho visto, quase sempre criados por medida por ateliers pequenos mas pujantes. É toda uma tribo, com cobertura nos blogues e contas de Instagram, que todos os dias nos entrega ideias, inspiração e muita beleza poética, desviada – e muito bem – de tendências, influencers e instantâneos.
Nestes novos vestidos das noivas espanholas, há um pé no passado, na herança e tradições de família, recuperando tecidos, botões, rendas, histórias e jóias, e há um olhar para o futuro, com cortes audazes e peculiares, têxteis ricos, noção de estilo e de mundo, diversão e muito conforto. É estupendo!
De cima para baixo, um minúsculo appetizer dos maravilhosos vestidos de noiva de Monica Calles Studio, Lalacó Atelier, Inês La Casa, e Alexandra Oria (em destaque, no topo), todas meninas com atelier em Madrid.
Podia acompanhar este texto de dúzias de imagens maravilhosas. No entanto, prefiro que seja apenas uma faísca e que vos faça ir espreitar o universo de cada uma destas designers. Mergulhem nas suas colecções e contas de Instagram mais actualizadas (aqui, aqui, aqui e aqui) e preparem o fôlego! As noivas espanholas são as muheres do momento.
Voltaremos a este assunto e a estes vestidos mágicos muitas vezes. O que nos faz suspirar merece a nossa atenção e regresso constante!