A temporada de casamentos está mesmo a chegar ao fim, gozando deste glorioso verão tardio. Definitivamente, a sorte protege os audazes que guardaram os primeiros dias de Outono para um bonito “sim!”.
Correndo o ciclo do mercado, segue-se agora a conversa sobre as tendências para casamentos de 2024. E com ela vêm, como de costume, poucas ideias, uns tantos absurdos e muitas iterações de tudo o que já foi feito. Não estaríamos já todos fartinhos deste formato? Em 1981 (!!!) os Táxi cantavam:
E como tudo o que é coisa que promete
A gente vê como uma chiclete
Que se prova, mastiga e deita fora, sem demora
Quatro décadas passadas, continuam certeiros, as últimas temporadas têm sido feitas de mastigação, já nada tem sabor. Que aborrecimento!
Eu tenho saudades das ideias, com letras maiúsculas, de inspiração que é suspiração, de espanto perante a capacidade criativa do outro, bolas, que cena fantástica! – quando foi a última vez que proferiram algo deste género ou se sentiram invadidos por uma onda de assombro?
A criatividade é trabalhosa, exige de nós. Mas não é uma time-wasting inconvenience – e o Nick Cave escreve belamente sobre a importância de criar e a erosão da alma criativa da humanidade.
Ter ideias é uma sensação maravilhosa, executar o que se viu ali numa janelinha do Instagram – not so much. É um diálogo, uma construção nossa sobre as mil e uma referências que vamos arquivando porque nos piscam o olho. Atalhar o caminho é como ler um resumo mal editado de uma grande obra… nem merece realmente o nosso tempo, porque não traz a alma consigo.
Uma sugestão de tendências para casamentos de 2024?
Audácia em todas as frentes, re-interpretações de arquivo de boas grandes ideias, como Kim Jones ou Maria Grazia Chiuri têm feito na Dior: observação, compreensão e criação livre, autoral.
De cima para baixo, estilo, muito estilo, via Pinterest. Flores incríveis, exóticas, esquisitas, que pedem atenção e descoberta – texturas, padrões, formas, paleta de cores, tudo nos está a chamar e a seduzir, com assinatura da dupla Serracina, a partir de Austin, Texas.
E os choux mais bonitos (e deliciosos, com óleos essenciais de sabores semanais) da Juliana Penteado, à vossa espera na Calçada da Estrela.