Falemos de bolo dos noivos e de tendências!
Por aí, que é como quem diz, pela internet, corre o trend de bolo dos noivos retro com cobertura cremosa em tons pastel, cheia de floreados e cerejas em calda, ou, na direcção oposta de tanto skill com o saco de pasteleiro, bolos feios (ou medonhos, mesmo). Sim, a sério…
Esta questão das influências que, repentinamente e na dimensão de um tsunami, invadem os ecrãs do telefone e, consequentemente, as listas de pedidos, é algo que recebo com resistência. Pergunto-me onde está o contexto, qual é a ligação, de onde vem o desejo de tal objecto… é por desgaste, tanto vemos que também queremos fazer parte do grupo, da narrativa, é algo que clica com uma memória ou gosto específico?
A quantidade de objectos que estão a ressurgir, a intervalos cada vez mais curtos, descobertos pelas novas gerações como se fossem algo surpreendente ou valioso e singular, super cool e só entendido pela tribo, não deixa de me fazer sorrir… Tudo isto aconteceu ontem, malta!
E se falamos de bolos dos noivos e do que aconteceu na última década (continua a ser ontem…), proponho-me juntar à lista de tendências os cupcakes. Porque não?
Prestam-se à sofisticação elegante da grande Julie Deffense ou à singeleza bem humorada da Cakes Charlotte, permitem combinações de sabor ilimitadas e na sua pequenez encontramos espaço para flores naturais, folha de ouro, fruta fresca, em calda ou compota, coberturas gulosamente escorregadias ou um simples salpicado de açúcar em pó ou purpurinas.
Já foram os reis da mesa dos noivos, a Tease continua servi-los, e a Migalha Doce dedica todo um board ao assunto. Não acham que merecem estar de regresso?
Se as torres de champagne são um must, porque não acolher a companhia das torres de cupcakes?
Nem vale a pena intelectualizar a questão, se merecem novo foco ou não, se são suficientemente retro, vintage ou outro atributo, se têm estatuto. O que posso afirmar, sem sombra de dúvida, é que são deliciosos, gulosos, e cheios de potencial para fazerem parte do mais bonito dos dias, seja em substituição do tradicional bolo dos noivos ou como actores secundários que o acompanham e complementam.
Cupcakes vegan de baunilha com cobertura de framboesa, via Festing on fruit (com receita incluída!).