Sobre

Casava-me assim: Silvia Pontes

A Sílvia Pontes, artesã genial, casava-se assim: uma dualidade de inspirações que coabitam na sua essência.

É com um enorme prazer que vos convido para o universo visual da Sílvia Pontes, artesã genial, mulher de muitos ofícios e mãos sabedoras, amiga estupenda.

Conhecemo-nos há quase duas décadas, através de uma cliente comum, a quem eu desenhei os convites de casamento e a Sílvia, o livro de honra. Criámos uma ligação imediata: partilhamos uma ética de trabalho e forma de estar, temos cabeças parecidas e um imenso respeito e admiração pelo trabalho de cada uma. Ver o caminho feito e os passos certeiros, seja na gestão de negócio, criativamente, ou em contexto pessoal, é inspirador.

O tempo é sempre escasso para pormos a conversa em dia: quando a visito em Guimarães, no seu atelier, é como se entrasse num mundo mágico. Sob a luz bonita que entra pelas janelas, no meio das aparas de papel e das plantas verdejantes, há um gato felpudo de olhos azuis que dormita numa das longas mesas de trabalho. Puxo uma cadeira e a Sílvia mostra-me o que está a marinar, os novos formatos, os textêis, as cores, os papéis (e também neste item partilhamos um imenso entusiasmo e prazer!). Tudo sempre incrivelmente bem feito, pronto a receber o mais fabuloso arquivo de memórias.

Sem mais delongas, a Sílvia casava-se assim:

inspiração para casamentos com veludo

“Faço e sou várias coisas e há quase duas décadas que dedico parte do meu ofício a pormenores de casamento. Vivo bastante esse universo através das imagens que me chegam, e ao mesmo tempo estou distante, trabalhando sobre o trabalho de outros.
Curiosamente, em toda a vida fui a pouquíssimos casamentos – mas quando vou, gosto de desfrutar da beleza da festa, da celebração e de sentir a emoção à flor da pele.

Falemos, então, do meu dia: seria com toda a certeza cheio de flores perfumadas, num lugar que me faça sentir confortável, em casa, com boa música e alegria para partilhar com 30 a 50 convidados, entre família e amigos mais íntimos.

Gosto da fusão de vários tecidos, sobreposições, transparências, veludos, sedas, linhos, simplicidade e elegância. Às vezes pode apetecer-me algo de cariz mais ousado, mas sempre na dose certa. Usaria este look com top de seda, blusa com laço em chiffon e aquela manga de balão – a minha cara! Juntava-lhe uma saia de linho modelo lápis que marca a cintura, bem como eu gosto. O conjunto, numa silhueta impecável e perfeita.

Adoro combinar pormenores simples e lisos, com apontamentos vermelhos. Escolheria uns sapatos de veludo, refinados, assim como uma pequena bolsa no mesmo tom. O bouquet, também numa paleta quente.

Tenho várias facetas que sobressaem de acordo com o estado de espírito. Em todas sou eu. E por isso mesmo, afinado o look, aponto dois ambientes de que gosto muito e de que não consegui abdicar. No fundo, ambos convergem na minha essência.

A natureza verde e a água são algumas das minhas fortes inspirações. Adoro as paisagens do Alto Douro e seria um sonho casar e jantar ao ar livre, na primavera, ou verão, com vistas dramáticas para o rio. Uma decoração singela com flores do campo faz-me feliz, com grinaldas de luzes de arraial numa atmosfera fresca, romântica, na envolvência do pôr-do-sol: é um forte desejo que sempre tive, num estado de conexão profunda com a natureza.

O meu lado intenso, fervoroso, apaixonado pela vida, gosta de cores quentes e vibrantes. De cenários um pouco dramáticos, opulentos. Não resisto, trazem aconchego, conforto, o toque exclusivo e luxuoso, uma certa sensualidade para os sentidos.
Aqui não faltariam cortinados de veludo, muitas flores e uma atmosfera quente e ousada, num ambiente interior e intimista para uma opção de dias mais frios e uma pista de dança para curtir boa música: bossa nova, rock, blues & jazz.”

 

Belo… o que dizer destes magníficos sapatos?
Imagino-me a brindar à Sílvia, sob as estrelas – e até me atrevo a sugerir uma versão de upstairs/downstairs, aqui em outdoors/indoors, transitando do jantar ao pôr-do-sol ao ar livre para a ceia e lounge nocturno, noite fora – o dois em um totalmente em sintonia!

Se acabam de passar por aqui, não deixem de espreitar a inspiração do fotógrafo de casamentos Gustavo Simões, que inaugurou esta rúbrica a semana passada.

 

Imagens via Pinterest.

Tags Principais

Outras histórias

Encontrei uns soberbos sapatos de noiva, modelo Mary Jane, em cetim branco com brilhantes. Se a descrição parece foleira, preparem-se para abrir a boca de espanto!
Um apanhado de sapatos de noiva para orçamentos curtos e vistas largas: uma bela combinação de sensatez e estilo audaz. Afinal, se os pudermos calçar muitas vezes, não é também
E chegou a melhor série do ano, depois de meses a fio de repetições e oferta desenxabida. Claramente, é na primavera que florescem os sapatos de noiva mais estupendos!